Mapinguari - A Lenda amazônica

História/Características Físicas: Do interior da misteriosa floresta amazônica, vem uma grande lenda, de uma criatura imensa coberta de pêlos vermelhos e com garras enormes. Margeando perigosamente os contornos do real e do imaginário esse ser teria características fantásticas na visão dos indígenas. Pés virados para trás, um só olho no meio da testa e a invulnerabilidade a armamento comum, sendo vulnerável somente a balas de prata atiadas em sua cabeça ou então na região do umbigo. Sua pele seria semelhante a de um jacaré e o animal evitaria de todo modo a água. Além disso a criatura teria um odor terrível e emitiria um grito aterrorizante de se gelar a espinha. Seria um inimigo dos humanos e segundo os índios nenhuma pessoa que cruzasse o seu caminho poderia sobreviver para contar a história. Mas qual seria o fundo científico dessa lenda?


Mapinguari
http://www.mapinguari.blogger.com.br/

Evidências: Devido a essa lenda se situar em uma área selvagem e habitada principalmente por indígenas, as evidências físicas são quase nulas, apesar de algumas pegadas estranhas terem sido encontradas na floresta. No entanto em 2006 a descoberta de uma pequena criatura extremamente parecida com um filhote de Mapinguari em Manaus, deixou os locais assustados. Segundo eles, haviam seis dessas criaturas e elas andavam sobre as duas patas traseiras. Todas elas foram mortas. No entanto um veterinário analisou a criatura e deu veredicto de que seria um gato deformado. Será? Seis gatos com a mesma deformação e andando sobre duas patas?  Realmente é estranho


Sobrenatural
http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4447/monstro_encontrado_em_manaus/


Marcas de garra encontradas em uma árvore


Mapinguari
http://www.mapinguari.blogger.com.br/


Teorias: David Oren, biólogo americano é gerente científico da Nature Conservancy do Brasil, já vem realizando pesquisas a respeito da veracidade dessa lenda há muito tempo. Oren, que ouviu relatos de mais de 100 pessoas que dizem ter visto a criatura além de outras sete que afirmam tê-la matado, acredita que a lenda do Mapiguari tem sim uma base real: a Preguiça gigante. Segundo ele e também muitos outros criptozoólogos, o Mapinguari seria na realidade uma Preguiça Gigante que havia supostamente sido extinta a 10.000 anos atrás. Essas criaturas viveram na América do Sul e se assemelham muito as descrições do monstro amazônico. Dentre os genêros que mais se assemelham ao Mapiguari, o Milodonte e o Megatério são os mais prováveis responsáveis pelos avistamentos pelo seu tamanho. O gênero Milodonte ou Mylodon, possuia uma característica muito interessante: Possuia uma espécie de armadura em sua pele, a Osteoderme. Essa característica se encaixa como uma luva nos relatos de que o Mapinguari teria uma pele semelhante a de um crocodilo que o protegeria dos tiros. Indígenas que teriam visto a criatura se mostravam impressionados quando apresentados a fotos de recriações de Preguiças Gigantes, alegando que aquele seria o monstro avistado por eles. 


Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Megatherum_DB.jpg

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Isso é uma lenda amazõnica. Essa é a nossa cultura local, muito retratada no Festival Folclórico de Parintins.

      Excluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=jZz_F-qDQL0

    ResponderExcluir